30/06/2021 09:31:00

10 sinais de que está na hora de trocar seu carro.

Veja se já está na hora de trocar seu carro.

Por webmotors.com.br

1 - Quilometragem

O quanto o carro já rodou é um bom indicador para saber se é o momento ideal para trocá-lo por outro mais novo, uma vez que a alta quilometragem vai apontar o quanto o seu automóvel já foi usado.

Por volta de 60 mil quilômetros rodados, o veículo vai apresentar maior desgaste de componentes, especialmente os da suspensão. Por esse motivo, vai passar a exigir manutenções e revisões mais frequentes e, consequentemente, mais caras.

 

2 - Frequência de manutenção

Quando o carro começa a apresentar defeitos frequentes, é normal pensar em trocá-lo por outro mais novo. Porém, é importante avaliar, de preferência com um mecânico de confiança, se esses problemas são provocados por falta de manutenção adequada ou simplesmente pelo desgaste do automóvel após vários anos de uso.

 

3 - Manutenção muito cara

Em alguns casos nem é preciso ir muito a oficinas mecânicas para notar o prejuízo no bolso. Basta lembrar que alguns carros - principalmente os importados ou mais sofisticados - têm custos de manutenção mais elevados que os de modelos mais populares.

O modelo, ano do veículo e defeito detectado, uma simples manutenção anual pode chegar a 10% do valor do carro. Isso é motivo suficiente para considerar uma troca.

 

4 - Desvalorização do veículo

Outro bom motivo  é a sua desvalorização. É preciso ficar atento e analisar o mercado automotivo. O fim da produção ou uma mudança significativa de um modelo podem provocar uma desvalorização considerável.Por isso, se você perceber uma queda acentuada no valor de mercado do seu carro, vale a pena colocá-lo à venda. Quanto mais tempo você deixar passar, maior será a desvalorização.

 

5 - Estado de conservação

Componentes feitos de borracha e de plástico têm vida útil menor, de aproximadamente cinco anos, em média.Após esse período, essas peças apresentam desgastes que afetarão outros componentes do carro. Mangueiras costumam ressecar com o passar do tempo, o que pode comprometer o funcionamento do motor e, até mesmo, gerar problemas mais graves, que são mais caros de reparar.

 

6 – Término da garantia

A maioria dos carros fabricados e vendidos no Brasil têm entre dois e cinco anos de garantia. A cobertura de fábrica serve de parâmetro para muita gente que prefere trocar o carro após esse prazo, mesmo se o veículo apresenta baixa quilometragem.

Diferentemente do que muitos pensam, a garantia de um automóvel é bem específica, cobre apenas defeitos de fabricação (estruturais, elétricos, mecânicos, pintura).

 

7 - Insatisfação com a marca

Insatisfação com a marca, rede de concessionárias ou até o próprio carro é uma oportunidade para trocar de veículo.

Falta de peças ou má qualidade no atendimento, por exemplo, são fatores que desagradam os proprietários de alguns modelos.

 

 

8 - Novas necessidades

Na maioria das vezes, compramos um carro para que o modelo atenda às nossas necessidades cotidianas, como meio de transporte para ir e voltar do trabalho diariamente, viajar com a família nos feriados, etc. Entretanto, as necessidades podem mudar, o que pode fazer com que precisemos de um carro para situações diferentes, como o uso para o trabalho, por exemplo.

 

9 – Aumento da renda

Um aumento salarial ou um bom retorno financeiro podem estimular a troca de carro, uma vez que o dinheiro extra favorece esse tipo de transação. No entanto, é preciso ter um pouco de cautela.

Lembre-se que o gasto médio para manter um automóvel pode variar bastante de um modelo para outro.

Então, se for o caso, verifique bem os valores de manutenção, das peças de reposição do seguro, do IPVA, etc.

 

 

10 - Realização de um sonho

Mas você também pode optar por trocar o seu carro na hora que tiver a possibilidade de realizar um sonho, como comprar um SUV confortável para passear com a família ou um desejado esportivo para curtir nos finais de semana.

Lembre-se sempre de fazer um bom planejamento para adquirir o seu novo bem.