29/12/2021 10:03:00

8 DICAS PARA DIRIGIR NA ESTRADA COM SEGURANÇA

Confira:

Por loucosporcarro.com.br

Viajar é sempre muito prazeroso, e ir de carro com os amigos, então, faz a aventura ainda mais inesquecível. Mas é preciso tomar alguns cuidados para curtir ao máximo a viagem.

Obedecer a sinalização, usar cintos de segurança e fazer manutenção preventiva do seu veículo são atitudes essenciais, mas não é só isso! Confira abaixo as principais dicas para dirigir na estrada com segurança:

 

Verifique o estado dos pneus

Verifique as condições dos seus pneus, como alinhamento, balanceamento, calibragem e desgaste.

Rodar com os pneus carecas é bastante perigoso, além de gastar mais combustível, eles não aderem ao solo de forma correta podendo causar acidentes em uma frenagem ou aquaplanagem.

Calibre os pneus, e não se esqueça do estepe. O manual do carro informa a quantidade certa de libras a ser colocada de acordo com a quantidade de pessoas que irá viajar e a quantidade de malas no bagageiro também.

Certifique-se de que os itens para troca do pneu (macaco, chave de rodas, triângulo e estepe) estão em bom estado.

 

Cheque o óleo do motor e a água do radiador

Confira se não passou da hora de fazer a troca do óleo do motor e se ele está no nível certo. O óleo é o responsável pela lubrificação e refrigeração do motor, se estiver irregular pode causar sérios danos ao motor.

Também lembre-se de checar o nível de água do radiador, porque em uma viagem o motor é bastante solicitado e pode aquecer bastante. A água do radiador serve para refrigerar o motor.

 

Planeje o consumo de combustível

Antes de viajar, informe-se quanto aos postos de gasolina no seu trajeto, onde estão localizados e a qualidade do combustível que oferecem.

Verifique se o combustível do seu tanque é suficiente para concluir a viagem e durante o trajeto fique de olho no nível para não ficar parado na estrada por falta de combustível.

 

Verifique o funcionamento das luzes de sinalização

Deixe os faróis baixos ligados durante o dia, isso faz com que os outros carros te enxerguem melhor. Durante a noite use faróis altos, mas lembre-se de trocar para faróis baixos quando vier outro veículo no sentido oposto ou quando estiver atrás de algum carro.

Fique atento aos sinais de luz de carros no sentido oposto: eles podem indicar algum perigo na estrada, como acidentes, animais, desmoronamento ou congestionamento.

 

 

Não dirija indisposto

Não pegue a estrada se estiver cansado ou com sono, ainda mais se estiver sozinho. Dormir no volante é a causa de aproximadamente 30% dos acidentes.

Nunca misture direção com álcool. O motorista que está sob efeito de álcool perde grande parte do reflexo e fica mais sonolento, dois fatores que contribuem para aumentar o risco de acidentes.

 

Obedeça o limite de velocidade

Nunca ultrapasse os limites velocidade permitidos. Quando o veículo está mais rápido ele fica menos estável também.

Reduza a velocidade antes de entrar em uma curva, evite frear durante a curva, isso pode fazer o carro perder o atrito com o asfalto e deslizar.

Não faça ultrapassagens se você não tiver certeza que dá pra ultrapassar com segurança. Nunca ultrapasse pela direita, pelo acostamento e nem em faixas contínuas. Se preciso, espere até a terceira faixa começar.

 

Mantenha os vidros fechados

Deixe os vidros totalmente fechados ou mantenha todos abertos para evitar o deslocamento de ar quando algum veículo grande ultrapassar você. O ar que entra por uma janela deve conseguir sair por outra, se ele não conseguir sair, a pressão pode desestabilizar a direção e até ocorrer capotamento.

 

Reduza a velocidade em dias chuvosos

Se começar a chover, reduza a velocidade, mas não estacione na estrada. Procure algum local seguro para estacionar.

Nessas condições, é comum acumular água sobre a pista. Passar em alta velocidade sobre estas poças pode fazer o carro deslizar. Se isso ocorrer, não freie; apenas tire o pé do acelerador e mantenha o volante firme.

Gostou dessas dicas para dirigir na estrada com segurança? Quer ficar por dentro de outras boas práticas para pegar a estrada? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!