15/04/2020 11:06:00

Como ficam os motoristas de aplicativo durante a pandemia?

Sal Aluguel de Carros

Por MARKETING SAL

Diante a proliferação do novo Coronavírus - COVID-19, a insegurança assombra milhares de trabalhadores ao redor do mundo, principalmente aqueles que trabalham de maneira informal, e segundo a pesquisa feita pelo IBGE em janeiro de 2019, no Brasil cerca de 41%4 da população trabalha de maneira informal.

 Trabalhadores informais são aqueles que não possuem vínculos registrados em carteira de trabalho ou em documento similar. A recessão que marcou a economia brasileira nos últimos anos fez com que aumentasse a informalidade no país, decorrente da diminuição dos postos formais de trabalho.

A renda dos trabalhadores informais depende diretamente do número de vendas e prestações de serviço. Caso fiquem doentes, impossibilitados de trabalhar por algum período de tempo, a renda, que já é menor que a de trabalhadores formais, sentirá o impacto.

Há também temor de que a diminuição de pessoas nas ruas do país diminua a demanda pelos produtos e serviços dos trabalhadores informais.


Diante do caos, muitas empresas têm tentando driblar a crise e fornecer ajuda para os mais prejudicados. A Uber por exemplo no mundo todo, motoristas que venham a ser diagnosticados com o vírus Sars-CoV-2 receberão 14 dias de assistência financeira para manterem uma renda durante o período que estão impossibilitados de dirigir.

O período de 14 dias equivale à incubação do novo Coronavírus, que começa a apresentar sintomas entre 2 e 14 dias após a contaminação.

Além disso, a empresa afirma que está formando parcerias com fabricantes de produtos de limpeza para fornecer desinfetantes para os motoristas, na tentativa de manter os carros usados limpos.

O Uber também pode suspender as contas de motoristas e usuários em caso de suspeita de contaminação.
99
O aplicativo de transporte 99 afirma que vai dar assistência financeira para os motoristas parceiros. O valor e o tempo do auxílio não foram divulgados publicamente pela empresa. A medida também vale para o aplicativo de entrega de comida 99 Food.

Algumas empresas têm orientado os motoristas de aplicativo e taxistas a tomarem medidas de prevenção para combater a doença sem ser contaminado, confira a seguir:


1. Evite aglomeração dentro do carro
Prefira fazer viagens com menos pessoas dentro do carro. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter demonstrado sintomas ainda.


2. Janelas abertas espantam o novo Coronavírus
Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.


3. Desinfete o veículo
Também é importante manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias.
Por isso, uma superfície pode estar contaminada e, através do toque, entrar no corpo.


4. Evite tocar no exterior do veículo
Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele?