05/01/2022 10:57:00

Esses 10 carros serão lançados 2022: confira quais são

Confira:

Por autopapo.uol.com.br

Honda HR-V

honda hr v e hev

A segunda geração do HR-V será lançada entre julho e agosto do ano que vem com seu leque de atuação ainda mais ampliado. Se o atual SUV compacto da Honda já tenta beliscar a base da categoria de médios, o novo modelo ficará um pouco maior e muito mais equipado para desempenhar tal função.

Dentro desta estratégia, o HR-V terá versões de entrada com o mesmo motor 1.5 aspirado com injeção direta do novo City, para medir forças com opções intermediárias e topos de linha de VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Já a variante mais completa, com itens de condução semi-autônoma e 1.5 turbo vai tentar um lugar ao sol em meio a Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.

 

Fiat Fastback

A Fiat tem seguido passos semelhantes aos da Volkswagen

Linhas finais terão diferenças marcantes em relação ao conceito de 2018: frente será a do Pulse

Chamado nas internas de Projeto 376, o esperado SUV-cupê da marca italiana será lançado em meados do ano. Baseado no Cronos, o modelo terá pouco mais de 4,30 m de comprimento e será baseado no carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018.

Na linha Fiat, o Fastback ficará posicionado acima do Pulse no segmento de crossovers, com uma estratégia bem parecida com a do novo HR-V: ser uma opção entre compactos e médios. Para tal, se valerá do motor 1.3 turboflex de 185/180 cv que equipa Jeep Compass e Fiat Toro.

Citroën C3

Novo C3 chega ao mercado brasileiro em 2022

Entre fevereiro e março a Citroën finalmente ganhará um outro modelo de passeio para suas concessionárias que não seja o C4 Cactus. A nova geração do C3 é um daqueles carros que são promessas para 2022, porém, cercada de grande expectativa.

Fruto de um projeto indiano e feito sobre uma versão simplificada da arquitetura modular CMP – mesma do 208 argentino, este novo C3 é um hatch altinho que tem chances de estrear já com o motor 1.0 Firefly 6V de 77/72 cv de origem FCA. O 1.6 16V da PSA equipará as variantes mais caras em um primeiro momento, até ser substituído pelo 1.0 turbo do Pulse.

 

Jeep Renegade

Renegade chega em 2022 com novo motor 1.3 FireFly turbo flex

Modelo teve prévia sob camuflagem (Foto: Léo Fontes | Jeep | Divulgação)

Por falar em turbo, o Renegade com novo motor turboflex é um dos carros que são promessas fortes para o ano que vem. O SUV compacto vai passar por uma pequena reestilização para, enfim, se livrar do velho 1.8 E.torQ e adotar o moderno 1.3 16V de 185/180 cv que estreou nas linhas Fiat Toro e Jeep Compass e Commander.

Este propulsor vai trabalhar com a mesma atual transmissão Aisin de seis marchas nas opções 4×2. Já os modelos do Renegade com tração 4×4 serão negociados com o câmbio automático ZF de nove velocidades que era usado nas variantes turbodiesel – estas deixarão de ser produzidas.

Peugeot Landtrekpicape peugeot landtrek dianteira 45 verde nova

A picape da Peugeot que quer medir forças com a Toyota Hilux será lançada no segundo trimestre de 2022 cercada de expectativas. Com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos, promete carga útil de mais de uma tonelada e itens de auxílio ao motorista para fazer frente à concorrência mais tradicional.O motor será um 2.0 turbodiesel com potência na casa dos 180 cv. No conjunto mecânico, câmbio automático da Aisin com seis marchas e tração 4×4. A Landtrek será montada no Uruguai, de onde virá para o Brasil.

 

Renault Kwid

frente renault kwid 2020 indiano

Foto Renault | Divulgação

O automóvel mais barato do país é um dos 10 carros que são promessas em 2022. O subcompacto quer manter as boas vendas no mercado com mais equipamentos – dizem que vai receber até controles de estabilidade e tração, que (agora) só serão obrigatórios em 2024 – e motor 1.0 recalibrado.

O três-cilindros SCe deve ganhar comando variável de válvulas, assim como acontece com os propulsores que equipam Sandero e Logan. No desenho, mudanças concentradas na dianteira: faróis principais finos e os auxiliares mais abaixo e maiores em uma solução já vista em modelos como Citroën C4 Cactus e Fiat Toro. A apresentação oficial está agendada para 20 de janeiro.

 

Honda City hatch

city hatch 8

Para tal, o modelo apostará no sistema de modularidade de bancos herdado do monovolume, o Magic Seat. No conjunto mecânico, o mesmo do sedã, com motor 1.5 aspirado de injeção direta e caixa CVT com sete marchas virtuais e sistema que detecta que o carro está em uma descida e faz um um freio-motor de forma automática.

 

Ford Maverick

ford maverick primeiro desembarque porto azul

Em janeiro a Ford apresenta oficialmente a sua picape que, teoricamente, seria para brigar com a Fiat Toro. Contudo, a Maverick chegará importada do México no início de fevereiro inicialmente em versão topo de linha Lariat FX4 e, pelo visto, dificilmente custará muito abaixo dos R$ 250 mil.

Produzida sobre a plataforma C2, a mesma do Bronco do Sport (e do velho Focus), a picape é um pouco maior que a Toro e menor que a Ranger. Usará o mesmo conjunto mecânico do SUV médio, o 2.0 turbo EcoBoost de 240 cv com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

 

 

Great Wall Poer

great wall poer

A Great Wall vai iniciar, finalmente, suas operações no Brasil de forma oficial em meados de 2022 e a marca chinesa é uma promessa por si só. A montadora começará com uma linha de SUVs compactos e médios e também com a gama de picapes médias Poer, de olho no segmento dominado por Toyota Hilux e Chevrolet S10.O custo/benefício típico dos chineses estará presente no ano que vem. As picapes Poer deverão chegar com equipamentos de auxílio ao motorista e capacidade de carga de até uma tonelada. Serão dois motores 2.0 turbinados, um a gasolina e outro diesel, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

 

 

Toyota Raize/Daihatsu Rocky

toyota raize

A aguardada estreia da marca japonesa no segmento de SUVs compactos é uma das grandes expectativas para 2022. Há chances de o crossover baseado no Daihatsu Rocky ser apresentado no apagar das luzes do ano que vem, mas com vendas só para 2023.

Vendido em outros mercados como Toyota Raize, o SUV tem porte do falecido Ford EcoSport. São 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Com menos de uma tonelada de peso, vai começar com o mesmo motor 1.5 16V de até 110 cv e câmbio automático CVT com sete marchas virtuais da linha Yaris.