19/05/2020 14:35:00

GM e Volkswagen retomam produção de veículos no Brasil

Com rígidas medidas de segurança, o reinício das atividades será gradual.

Por MARKETING SAL

 General Motors e Volkswagen anunciaram nesta segunda-feira (18) a retomada da produção de veículos em São Caetano do Sul (SP) e São José dos Pinhais (PR), respectivamente, após as paralisações pela pandemia do coronavírus.No caso da GM, as atividades terão como foco o novo Tracker, lançado no início do período de quarentena.

Na Volks, a primeira linha produtiva reativada será a do T-Cross.Segundo as fabricantes, foram estabelecidos rígidos protocolos de prevenção para garantir a segurança dos funcionários.Entre as medidas, estão o uso de máscaras, reforço da higiene, distanciamento social (com adaptações em transportes e refeitórios), medição diária de temperatura corporal, formulário digital de autodeclaração de saúde, além de um monitoramento de casos suspeitos ou confirmados.

As outras fábricas da montadora no Brasil devem voltar em junho, mas ainda sem uma data definida.

Na Volkswagen, a retomada será feita em dois turnos "em ritmo mais lento" para a fábrica paranaense como retorno de cerca de 2.200 trabalhadores."Estamos trabalhando hoje com cerca de 50% da capacidade diária de produção da fábrica.

O volume irá depender da curva de aceleração da demanda do mercado".Segundo a empresa, as unidades paulistas de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté têm previsão de retorno para o final de maio.Foram providenciadas 67 mil máscaras de tecido para os funcionários, que terão uso obrigatório do equipamento, e criados postos de atendimento médico dentro das fábricas.

A Volkswagen informou que os trabalhadores permanecem com acordo de redução de 30% da jornada, firmado em abril e que vai até junho