18/11/2019 17:09:00

Higienização automotiva: o que é e como funciona?

Higienização automotiva

Por http://blog.dubstore.com.br/higienizacao-automotiva-o-que-e-e-como-funciona/

Higienização automotiva: o que é e como funciona?

1 ano ago DubStore

Um carro limpo sempre impressiona pela sua beleza, brilho e cuidado. Principalmente a parte externa, não é mesmo?

Porém, o interior não pode ser deixado de lado. Afinal, além da parte estética, a limpeza interna influencia diretamente na higiene e, portanto, na saúde e no bem-estar de motorista e passageiros.

A higienização automotiva (ou “higienização de carros”) é uma limpeza minuciosa e “bem feita” principalmente no interior do veículo. O procedimento tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto  pela questão da estética e da saúde já citadas, quanto por proporcionar maior conservação do carro, o que aumenta a sua valorização para o caso de revendas e também ajuda a preservar no caso de restaurações ou automóveis mais clássicos.

Conheça um pouco mais sobre todos os aspectos da higienização automotiva a seguir:

 

Como funciona a higienização automotiva?

higienizacao-automotiva

Mesmo que aparentemente limpo, o interior do automóvel pode estar repleto de bactérias e fungos nas dobras e pequenas frestas, em que a limpeza é muitas vezes negligenciada na lavagem comum.

Portanto, a higienização é uma solução que vai a fundo na limpeza, impelindo até mesmo as sujeiras mais difíceis e indetectáveis, além de manchas entre as forrações e espaços mais complicados de alcançar.

A técnica é recomendada principalmente para quem usa o carro como um meio de trabalho e transporte frequente de pessoas. Ou ainda costuma ter a presença de crianças pequenas, que comem dentro do veículo e derrubam comida, ou animais de estimação, que podem trazer sujeira e germes.

O ideal é que a higienização automotiva seja realizada a cada 6 meses ou até mesmo em menos tempo em alguns casos.

A higienização normalmente é realizada por um profissional especializado, pois envolve a retirada de peças móveis do interior do carro, como bancos, carpetes e estepe, por exemplo, para abrir espaço para a limpeza. No entanto, nada impede você de fazer um procedimento parecido em casa. Por essa razão, detalhamos abaixo como normalmente é realizado o processo de higienização:

Como acontece a limpeza

higienizacao-automotiva-2

Revestimento interno

Em geral, as peças móveis são removidas, pois assim há mais espaço para trabalhar sobre o revestimento interno do carro, que fica abaixo dos bancos e carpetes e a parte do teto e porta malas. Mas isso não é regra. A retirada das peças, como os bancos, tem como único objetivo facilitar o processo de limpeza. Você pode fazer a higienização em casa sem tirar as peças internas, que não haverá problema algum.

Normalmente, as sujeiras são retiradas pelo profissional com um aspirador de pó e/ou varridas com uma escova levemente úmida utilizando um produto especial que higieniza e perfuma o local, dependendo do tipo de revestimento do automóvel. Em casa, é possível usar o aspirador e a escova embebida em sabão neutro ou deixar a limpeza ainda mais fácil e profissional com produtos específicos para isso:

Limpeza do Filtro de ar condicionado

Uma parte do carro que é esquecida pela maioria dos motoristas, mas faz uma diferença enorme, é o filtro do ar condicionado, onde ficam acumuladas diversas sujeiras como pó, bactérias e detritos.

Além de fazer com que o ar circule, o ar condicionado também é responsável por impedir que as sujeiras passem para o interior do veículo causando doenças e alergias. Mas quando este fica muito tempo sem limpeza, ele perde essa propriedade podendo, inclusive, trazer problemas para o carro.

Bancos de couro e bancos de tecido

Para os bancos, a técnica de limpeza varia entre os de couro e os de tecido. Se você optar por fazer a limpeza em casa, para ambos os tipos você pode usar um aspirador de pó e um pano levemente embebido em uma solução de água e sabão neutro.