04/05/2020 12:52:00

Maio Amarelo - Perceba o risco, proteja a vida

O tema do Movimento para esse ano de 2020 já está definido

Por Marketing Digital

O Movimento Maio Amarelo tem como principal característica mobilizar a sociedade, sendo que as vias e rodovias de todo o país têm sido o grande “palco” das ações desenvolvidas pela sociedade durante o mês de maio.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que em virtude da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu transferir as ações presenciais ou de campo realizadas tradicionalmente no mês de maio para o mês de setembro. Com isso, as ações planejadas pelo Município também foram remanejadas para o mesmo período.Vale destacar ainda que um dos principais aliados do movimento nos últimos anos, a mídia, atualmente está totalmente focada na cobertura relevante da pandemia do coronavírus.

Realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre (caminhadas/blitz/palestras/ seminários/etc) será inconcebível nesse momento, uma vez que o chamamento nacional é para que a sociedade faça o isolamento social, visando a redução do contágio.

Apesar de não serem realizadas blitz, “adesivaços”, palestras, entre outros trabalhos em grupo, a Semob mantém o trabalho de fiscalização e controle a fim de evitar acidentes e manter cada vez mais um trânsito seguro e sem registros de acidentes.

“Esse trabalho realizado nacionalmente no mês de maio voltado para ações de prevenção de acidentes deve ser uma ação contínua. É um trabalho de conscientização da população, nesse caso em especial dos ciclistas. Estamos de olho em você”, disse a secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni

Dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de atendimentos e internações relacionadas à acidentes com ciclistas no HMC, de 45% reduziu para 10% nesse momento de isolamento social da população por conta do Covid-19. Com a retomada das atividades do comércio, essa estatística tende a aumentar. “Por isso que precisamos da colaboração de todos. Só não teremos ações efetivas, no entanto o cuidado no trânsito deve ser constante”, ponderou Luciana.

O tema do Movimento para esse ano já está definido: “Perceba o risco. Proteja a Vida”.

Assim como nos anos anteriores, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida”, concluiu.

 

 

Fontes: http://www.cuiaba.mt.gov.br/mobilidade-urbana/acoes-do-maio-amarelo-2020-sao-adiadas-para-setembro/21814