20/02/2020 13:30:00

MULTAS DE TRÂNSITO - O QUE SÃO E COMO EVITÁ-LAS ?

Sal Aluguel de Carros

Por Comercial (65)3626-1030

Multa de trânsito é uma penalidade de natureza pecuniária imposta pelos órgãos de trânsito aos proprietários, condutores, embarcadores e transportadores que descumprirem as regras estabelecidas na norma de trânsito.

 

 

Quais são as infrações mais comuns no Brasil?

 

Usar o celular enquanto dirige.

Esse hábito é configurado como uma infração média pelo código de trânsito brasileiro. Afinal, o celular é uma fonte de distração e pode causar acidentes sérios, como atropelamentos e batidas em outros automóveis. Além disso, ele impede que o motorista mantenha as duas mãos no volante, como é ideal.

 

Dirigir em excesso de velocidade.

Se o limite permitido é 60km/h e você está dirigindo com velocidade entre 61 km/h e 72 km/h, já se encaixa no tipo de fato descrito pelo inciso. Nesses casos a infração é de natureza média, soma 4 pontos à CNH do motorista e gera multa de R$130,16.

 

Não dar preferência ao pedestre.

O primeiro contato do motorista com o código de trânsito é feito nas aulas de legislação. Nelas, é ensinado que o condutor do automóvel tem responsabilidade sobre os pedestres e deve prezar o seu bem-estar. Dessa forma, não dar preferência para o pedestre é considerado uma infração grave.

 

Estacionar em local proibido.

Estacionar em locais proibidos é uma prática relativamente comum. Porém, além de render penalidades, o condutor pode ter a sua CNH apreendida. Dependendo do local em que o automóvel é estacionado, a infração pode ser classificada como média, grave ou gravíssima.Estacionar em frente a um ponto de ônibus, por exemplo, é considerado infração média. Já estacionar sobre a faixa de pedestre e em viadutos é enquadrado em infração grave. Um exemplo de infração gravíssima é estacionar na pista de rolamento de vias com acostamento.

 

Furar o sinal vermelho.

Segundo o Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade por furar farol vermelho é multa gravíssima e gera 7 pontos na carteira de motorista. O resultado é o atual valor da multa por furar farol vermelho: R$ 293,47.

 

Não usar cinto de segurança.

O uso do cinto de segurança é fundamental para preservar a saúde do motorista e dos ocupantes do veículo em caso de acidente. Além disso, esse hábito ajuda a cuidar da saúde de terceiros, visto que uma pessoa sem cinto pode ser projetada durante um acidente e atingir outros indivíduos.

 

Como evitar as infrações de trânsito?

  • Revise o código de trânsito periodicamente.

  • Pratique a direção defensiva.

  • Não se distraia enquanto dirige.

  • Nunca mexa no celular.

  • Respeite a sinalização.

#ALUGUENASAL