Separados pelo nascimento: 10 carros diferentes, mas iguais
Confira:
10. Honda CR-V (2ª geração) x Chery Tiggo (1ª geração)
Apesar de lançado em 2001, a segunda geração do CR-V tinha ainda aquele ranço de design típico de modelos asiáticos dos anos 1990. Faróis quase quadrados em meio a uma grade estreita e o estilo caixotinho eram os traços mais evidentes do modelo da Honda. Quatro anos depois surgia o Tiggo, a primeira geração do SUV da chinesa Chery, que guardava muitas semelhanças com o rival. Repare principalmente no conjunto ótico e na traseira após a terceira coluna.
9. Tata Indica x Fiat Palio (quarta carroceria)
O Indica é um compacto da indiana Tata que, de perfil, lembra até o Corsa. Mas a posição da grade e o capô remetem diretamente à última reestilização do Palio de terceira geração aqui no Brasil. Mas nada de preconceitos e culpar os indianos de cópia. O de lá foi lançado em 1998 e durou até 2008, ano em que o veterano compacto da Fiat recebia esta terceira remodelação.
8. Citroën C4 Cactus x Fiat Toro
Calma, aqui a semelhança está no efeito dos faróis e, obviamente, não na carroceria. O filete de LEDs na extremidade do para-choque, subindo pela beirada do capô, é bem parecido tanto no hatch metido a SUV da Citroën, como na picape meio média, meio compacta, da Fiat. Além das entradas de ar bem distintas, na Toro a diferença é que o conjunto ótico é mais prolongado, enquanto o capô do Cactus tem linhas limpas e é mais curto. Para completar, os dois recebem as luzes auxiliares posicionadas justamente nas extremidades do para-choques.
7. Mini Cooper x Lifan 320
O Lifan 320 tinha cara de Mini
Esse rendeu até processo. Em 2000, a marca britânica resolveu dar uma nova leitura ao seu subcompacto e o transformou em um carrinho mais requintado e potente, sem perder o estilo charmoso e inconfundível. Quase uma década depois, em 2009, eis que surge o Lifan 320, chinês muito – mas muito mesmo – parecido com o Cooper, com direito a faixas esportivas no teto e no capô. Era tão idêntico que a BMW, dona da Mini, abriu processo contra a marca chinesa, em 2012. A sentença foi até favorável aos alemães, porém, só foi proferida em junho passado. O Lifan em questão deixou de ser vendido no Brasil em 2014…
6. Fiat Argo x Renault Sandero
Outra dupla parecida apenas em uma parte da carroceria, neste caso, a traseira. A recente remodelação do hatch da Renault, em julho, apostou nas lanternas invadindo a nova tampa do porta-malas. O aspecto meio “asa” ficou bem parecido com o estilo adotado pelo Argo, o compacto premium da Fiat lançado em 2017. Mas vamos combinar que os dois também têm um quê de Hyundai HB20, que estreou em 2013.
5. Range Rover Evoque x Landwind X7
4. Daewoo Matiz x Chery QQ
Uma das “tretas” mais antigas da indústria automobilística. O Matiz nasceu na Coreia do Sul sob as asas da Daewoo, marca pertencente à General Motors. Foi projetado originalmente por Giorgetto Giugiaro, como o carro-conceito Lucciola. O QQ surgiu cinco anos depois, mas a similaridade com o rival era descarada: não só pelo estilo da carroceria, como também pelos faróis redondinhos, capô e estilo da grade. A GM logo abriu processo contra a Chery e, como prova na ação, chegou a pegar a porta de um QQ e instalar em um Matiz – sem qualquer dificuldade.
3. Hyundai Azera x Chevrolet Cruze
A recente reestilização na linha 2020 do sedã médio da GM o deixou ainda mais parecido com a atual geração do modelo sul-coreano, lançada em 2018. Preste atenção no “calombo” que parece se formar no caimento do capô. Mesmo a grade do Azera se confunde um pouco com a entrada de ar inferior do Cruze. De perfil, os modelos também são parecidos. Em especial, o caimento da terceira coluna.
2. Jaguar S-Type x Kia Opirus
Outra “coincidência” das antigas. Os faróis redondos duplos que o sedã da marca inglesa trouxe em 1999 nem eram tão originais assim: três anos antes, a segunda geração do Mercedes-Benz Classe E já se valia de tal “assinatura”. Mas o conjunto dianteiro com a grade mais verticalizada e proeminente do Jaguar parece ter inspirado o visual do carro da Kia. O caimento abaulado do capô e a tampa do porta-malas mais retilínea também são bem parecidas.
1. Volkswagen Up! x Weikerui V7
Esse até parece daqueles jogos para achar sete erros em revistas de passatempo, de tão descarada que é a cópia. Em uma feira de elétricos na China em 2017, a pequena Weikerui causou escândalo ao mostrar o V7. O carrinho é praticamente um clone do Up! – mais perfeito que o da ovelha Dolly. Frente, laterais e traseiras são iguais ao Volkswagen lançado mundialmente em 2011. Nem na cabine os chineses tiveram algum pudor para disfarçar, já que o painel é idêntico e pintado na cor da carroceria. Até a logo redondinha dos chineses lembra o símbolo da marca alemã.