27/12/2021 09:57:00

Viajar de elétrico é viável?

Confira:

Por uol.com.br

Uma das questões que ainda são muito discutidas quando se fala de carros elétricos é em relação autonomia e pontos de recarga.

Como carros a combustão, os elétricos também sofrem os efeitos da topografia, de quantas pessoas ou carga carregam e do pé do motorista para atingir a autonomia declarada.

O problema em relação ao carro a combustão é que se leva mais do que os cerca de 5 minutos para encher o "tanque". Hoje, alguns carros elétricos podem ser completamente carregados em 40 minutos em uma estação de recargar ultrarrápida, como é o caso do Porsche Taycan, primeiro 100% elétrico da marca alemã.

Com preço de R$ 909 mil, o Taycan Turbo foi a nossa cobaia para entender como funcionaria uma viagem com um carro elétrico. A versão Turbo tem dois motores elétricos que entregam 625 cv e até 86,6 mkgf.

Mas afinal, é possível viajar com um carro elétrico? Sim, é, mas existe uma série de ressalvas a serem consideradas.

 

Trajeto

O primeiro ponto de debate era qual trajeto escolher. Não importava o caminho, teria que ser um trajeto dentro dos 383 km de autonomia divulgados pela marca, sem carregar, ou pelo menos tentar.

A segunda exigência era que no trajeto houvesse ao menos um carregador no meio ou no fim, caso fosse necessário. Descer para o litoral seria bastante óbvio, já que a descida ajudaria na recarga do carro, mas optamos por dificuldades maiores.

A escolha foi por Campos do Jordão, cidade serrana, que está a 1.628 m acima do nível do mar e pouco mais que o dobro de São Paulo, que está a 760 m acima do mar.

De acordo com a Porsche, o Taycan Turbo tem até 383 km de autonomia com um carga no mundo real e até 453 km se utilizar o tempo todo o modo Range, que desabilita diversas funções e comodidades, incluindo o ar-condicionado.

O trajeto mais rápido entre São Paulo e Campos do Jordão, saindo da concessionária na Zona Sul, onde carregamos o carro até 100% da carga dá 384 km. Ou seja, seria apertado, mas no papel seria possível conseguir.

 

A viagem

O ganho de altitude, ou seja, de subidas no primeiro momento do trajeto é ínfimo e por isso não afeta muito a autonomia do carro, mas mesmo assim afeta a "ansiedade da autonomia".

O termo foi cunhado para explicar a ansiedade gerada no motorista ao rodar com um carro elétrico, sempre de olho na autonomia restante, afinal não é possível simplesmente estacionar em um posto qualquer e "reabastecer".

Resistir a algumas ultrapassagens mais aceleradas para manter o contexto da tentativa de teste foi algo complicado sabendo que estava ali um dos elétricos mais divertidos de se guiar do mercado, afinal o DNA esportivo da Porsche continua presente no Taycan também.

Tudo ia bem até a chegada no pé da serra de Campos de Jordão, na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Mantendo a lógica de, quando possível, andar na velocidade permitida pela via, começamos a subida de cerca de 20 km.

A autonomia que no pé da serra era de 200 km foi baixando rapidamente, mesmo mantendo a velocidade ideal e sem acelerações bruscas.

Ao chegar a placa que recepciona os turistas na entrada de Campos do Jordão a autonomia era de 138 km. Até aqui, poderíamos concluir e dizer que viajar de carro elétrico não é possível, mas é.

Claro que a escolha do trajeto foi pensada para mostrar as dificuldades do carro elétrico quando se trabalha com subidas e descidas e como a autonomia despenca rapidamente nesse sentido.

Poderíamos ter optado por um caminho todo reto, rumo a outras partes do interior paulista, o que apesar do trecho rodoviário, permitiria fazer ida e volta com uma carga.

 

Veredito

O resultado da nossa experiência era o previsto: precisaríamos de ajuda de um jeito ou de outro: um carregador ou um guincho em algum momento dessa viagem.

Ter e usar um carro elétrico como veículo do dia a dia ainda não é uma tarefa fácil se você quer incluir viagens no seu trajeto, mas é possível.

Coordenar tempo, trajeto, paciência e nenhuma ansiedade é um exercício e tanto com elétricos, especialmente se a ideia for realizar um bate-volta.

Se fôssemos dormir em Campos do Jordão naquele dia provavelmente, a tal ansiedade não surgiria. Poderia deixar o carro por horas no carregador do supermercado e garantir mais autonomia.

Mas isso, mais uma vez, mostra como a paciência e planejamento ainda são muito necessários para viajar com um carro elétrico no Brasil.

Por outro lado, a vida na cidade, especialmente nos grandes centros, é bem prática já que praticamente todo shopping tem um vagas e carregadores para carros elétricos, além de outros pontos como concessionárias e outros estabelecimentos.