29/12/2021 10:20:00

12 vícios do motorista brasileiro que estragam o carro.

Confira:

Por mobiauto.com.br

1. Rodar com o carro sempre na reserva

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: pane seca, danos a bomba de combustível e ao motor

Hábitos: sabemos o quanto dói no coração abastecer o carro e entregar nosso dinheiro suado em troca de combustível (por mais que a gente precise dele). Ainda mais em tempo de gasolina acima de R$ 6 o litro. Mas acredite: andar com o carro na reserva sempre pode custar bem mais caro. 

Primeiro, se um dia combustível acabar no meio do caminho, resultando em uma pane seca, você poderá tomar uma multa de R$ 130 e perder quatro pontos na CNH, por infração média. 

Esse costume também é prejudicial mecanicamente, pois a bomba utiliza combustível para sua refrigeração. Na falta dele, ela pode superaquecer. Além disso, há um risco de sugar a sujeira depositada no fundo do tanque, o que pode entupir o filtro e estragar as galerias. E se as impurezas chegarem até o motor, você vai saber. Prejuízo na certa. 

 

2. Encher o tanque até a boca

 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: danificação de cânister e aumento do consumo de combustível 

Hábito: a busca pelo equilíbrio é complicada, mas necessária. Ser pão duro demais e andar com o carro na reserva é muito prejudicial, mas encher o tanque até a boca também. 

Depositar combustível além do indicado pela trava da mangueira pode danificar peças o cânister, um filtro de carvão responsável por reter os gases formados na evaporação do combustível. Isso porque o excesso de combustível pode encharcar o reservatório, prejudicar o filtro e ainda levar detritos de carvão solto para o tanque.

Além disso, o carro acaba consumindo mais combustível que o necessário. Sabia que a cada 100 kg extras de peso, o consumo do carro aumenta em aproximadamente 6%?

 

3. Esterçar o volante com veículo parado 

 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: desgaste dos terminais, caixa de direção, coxins dos amortecedores e ligações da barra estabilizadora

Hábito: quem nunca girou o volante com o carro parado? Principalmente ao manobrar em uma das vagas apertadas de shopping. Por incrível que pareça, essa prática é danosa a vários componentes do carro - isso sem falar no barulho estridente do atrito do pneu com a pintura do piso dos estacionamentos.

Devido ao forte atrito causado ao girar o pneu no próprio eixo com o veículo parado, o sistema de direção é sobrecarregado. Note que o volante fica até mais rígido nessa hora. Se o esforço maior é tão perceptível, imagine o que está acontecendo por dentro do carro. Por isso, ao esterçar o volante, tente fazê-lo sempre com o carro em movimento, mesmo que a velocidades muito baixas. 

 

4. Passar em lombadas ou valetas na diagonal 

 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: barulhos ao rodar com o carro, desalinhamento precoce, danos a amortecedores e molas, trinca de chassi

Hábito: Quem não tem não tem um tio ou avô que passa com o carro na diagonal numa lombada ou valeta, afirmando que diminui o risco de raspar o assoalho? Isso se a pessoa com esse velho hábito (ou hábito de velho) não for você mesmo. 

Acontece que essa prática comum pode causar torções desnecessárias no carro e até rompimento de pontos de solda, principalmente se o veículo for blindado ou estiver lotado de carga. Isso vai ocasionar rangidos e danos estruturais, além de sobrecarregar as suspensões.. 

Sendo assim, a dica é: quando vir uma lombada, é só diminuir a velocidade, passar com o carro reto e ir na “manha” que vai dar certo. 

Ok, há situações em que a lombada mais parece uma corcova de um camelo ou a valeta parece nos levar ao fundo do poço. Mesmo nesses casos, veículos como SUVs costumam passar sem problemas. Se ainda parece que não vai dar, o melhor é tentar passar o mais lateralmente possível. Ou dar a volta e escolher outro caminho... 

 

 

5. Descer a ladeira na banguela

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: maior consumo de combustível, desgaste prematuro e superaquecimento dos freios 

Hábito: Você já deve ter lido ou escutado a lenda urbana de que descer a ladeira com o carro em ponto morto, a popular “banguela”, ajuda a economizar combustível. Se houvesse um prêmio para os maiores mitos da cultura do carro, este seria forte candidato a vencer. 

A lógica já fez sentido na época de carros carburados, mas a realidade mudou com a injeção eletrônica. Agora, não apenas a prática não promove economia nenhuma como ainda faz aumentar o consumo.

Podemos explicar: ao manter o carro engrenado e usar o freio-motor em conjunto com o pedal de freio, a injeção eletrônica percebe que o acelerador não está mais sendo acionado e para de fornecer combustível. A própria relação de marchas do motor acoplado à transmissão e às rodas o manterá girando e funcionando.

 

Já em ponto morto isso não acontece. As rodas giram livres, sem ligação com o trem de força. Assim, é preciso manter a injeção de combustível constante, como em marcha lenta, para o propulsor não “morrer”.

Para piorar, como as rodas estão livres não há freio-motor, o que obriga o motorista a usar os freios com mais veemência para controlar a velocidade. 

Isso aumenta substancialmente o desgaste dos freios e ainda gera risco de superaquecimento dos componentes, levando a um fenômeno chamado fading, que é a perda parcial ou total de eficiência da frenagem. Ninguém quer passar por isso numa descida de serra, não é mesmo? 

 

6. Tentar enfrentar enchente

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: calço hidráulico, pane elétrica, contaminação do assoalho e estofado

A regra principal é não passar pelo alagamento se a altura da água estiver superar metade do diâmetro da roda. 

O ideal mesmo é dar meia volta e pegar outro caminho, ou esperar a água baixar antes de chegar até a parte alagada. 

Para quem não estiver convencido do quanto “se meter a valente” nessa circunstância pode custar caro, listamos detalhadamente os danos e o quanto isso pode custar. Em alguns casos a conta supera 75% do valor do carro.

 

7. Usar embreagem como descanso de pé

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: danos à embreagem 

Hábito: Pedal de embreagem não é descanso para o pé esquerdo. E acredite: muitos motoristas mantêm esse vício ao dirigir um carro manual. Outro hábito comum é usar a embreagem para manter o carro engatado quando se está parado no trânsito. 

Melhor deixar ambos no passado, meu amigo, se não quiser gastar dinheiro antes do tempo com a troca de sua embreagem. Se for tarde demais e você já estiver sentido a embreagem dura, pode marcar uma visita ao mecânico.

 

 

8. Usar a marcha no tempo errado 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: aumento do consumo de combustível e desgaste precoce do motor

Hábito: manter o carro em uma marcha menor do ele que deveria ou vice-versa faz mais mal ao carro do que você imagina. Por exemplo, estar a 60 km/h em segunda marcha ou a 40 km/h em quinta. 

Não tem como fazer isso sem perceber, pois o motor dá todos os sinais sonoros de que você tem que subir ou descer uma marcha, pois ele está sendo forçado. Por isso, é sempre recomendado checar o manual do proprietário a relação de marchas para rodar o tempo todo com a marcha certa engatada, de acordo com a velocidade. 

 

9. Deixar de calibrar os pneus 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: desgaste precoce da borracha, aumento do consumo de combustível e redução da estabilidade do carro

Hábito: demorar para calibrar os pneus é um hábito maléfico comum entre os donos de carros. Alguns deixam para calibrar só quando vão abastecer, outros antes de alguma viagem. 

Mas o correto é recalibrá-los semanalmente, pois a perda de pressão vai acontecendo diariamente e de forma natural. Também é importante usar sempre a pressão recomendada no manual do veículo ou na etiqueta geralmente posicionada na coluna B, atrás da porta do motorista, ou na tampa do bocal do tanque. Nem mais, nem menos, e atenção: o número pode variar de acordo com o índice de carga presente no veículo. 

 

 

10.  Carro muito cheio ou com carga desnecessária 

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: danos à estrutura do automóvel, às suspensões e aos freios, aumento de consumo de combustível e comprometimento da segurança

Do homem à máquina, todo mundo tem um limite. Colocar mais pessoas no carro do que o permitido, lotar o porta-malas com objetos mais pesados do que ele pode suportar ou usar a caçamba de uma picape quase como o implemento de um caminhão pode resultar em acidentes ou até em danos irreversíveis à estrutura do carro e ao conjunto de suspensões. Isso sem falar na chance de sobrecarregar os freios numa descida.

E lembra quando escrevemos mais acima que 100 kg extras de peso aumentam o consumo em 6%? Pois então: ficar carregando caixas ou utensílios que poderiam estar guardados em casa por meses no porta-malas não apenas aumenta o consumo: em longo prazo, promovem um desgaste mais acentuado de suspensões e freios.

Isso porque o veículo terá que suportar mais carga constantemente. Portanto, se você tem uma caixa cheia de bugigangas há meses esquecida no bagageiro, chegou a hora de retirá-la e deixá-la guardada na garagem.

 

11.  Deixar o carro exposto ao sol

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: danos na carroceria e vidros, e desgaste da pintura

Hábito: esse não é bem um hábito, mas algumas vezes uma necessidade. Muitas pessoas não têm a garagem coberta, o que faz com que o carro fique exposto a chuvas e rajadas de vento, que podem causar pequenos danos à lataria. Ou ao sol, que é o principal vilão por manchar a pintura (carros brancos que o digam). 

Quem precisa deixar o carro estacionado na rua ao trabalhar ou mora numa residência com garagem descoberta não tem muito o que fazer. O ideal é procurar uma vaga na sombra ou em um lugar coberto, ou comprar uma capa para amenizar os danos.

Porém, em dias muito quentes é preciso tirá-la, pois ela pode submeter o carro a um “efeito estufa”, elevando ainda mais a temperatura, o que não a torna muito prática. Uma cera de maior duração também pode ajudar.

 

12.  Pedir para o frentista olhar o óleo e a água

Muitos motoristas nem imaginam que esses hábitos podem danificar gravemente o carro

 

Malefícios: danos mecânicos leves ou graves

Hábito: ir ao posto abastecer e pedir para o frentista dar uma olhadinha no carro é tão comum quanto ir à padaria pedir pão. No entanto, essa prática pode causar sérios danos ao carro, por um motivo muito simples: frentista não é mecânico e, muitas vezes, não saberá executar alguns serviços adequadamente. 

Por mais que soe muito gentil a pergunta “posso dar uma olhadinha na água e no óleo, chefia?”, sua resposta deve ser sempre “não, obrigado”. Só quem deve abrir o capô do seu carro para mexer nos fluidos é o cara que trabalha numa oficina mecânica. Se for de confiança, melhor ainda.

Muitos frentistas aplicam água de torneira no radiador, por exemplo, enquanto carros modernos demandam o uso de fluidos refrigerantes específicos. Outros não respeitam o limite indicado pelo reservatório e não fecham direito a tampa, o que pode levar a vazamentos, superaquecimento e fazer o motor simplesmente fundir.

Tem mais: não se recomenda mexer nos fluidos ligados ao motor com o motor quente, que é normalmente o estado do motor quando paramos no posto para abastecer. Enfim, as chances de a “cortesia” levar a um prejuízo grande são bem maiores do que você pensa.