29/10/2019 15:20:00

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Nova Amarok 2019

Por https://www.noticiasautomotivas.com.br/amarok/

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok – história

Nascida em 2010, a Volkswagen Amarok não foi a primeira picape média da marca, como muitos acreditam. Em janeiro de 1989, a empresa anunciava na Alemanha um novo produto, bem diferente do que os europeus estavam acostumados, a picape Taro.

O produto tinha como missão ser um intermediário entre a multivan Caddy e o furgão Transporter. Mas, havia um detalhe importante, não era um VW em essência.

A Volkswagen Taro era a quinta geração da Toyota Hilux, já que a VW não tinha uma picape e a japonesa precisava entrar no mercado europeu. Assim, a parceira entre as duas empresas durou até 1997.

Nesse período, a picape recebeu motores a gasolina de 1.8 a 2.4, além de duas opções diesel com 2.4 e 3.0 litros. Ela teve versões com cabine simples ou estendida, bem como dois tamanhos, chegando a ter 3,095 m de entre-eixos na versão 4×4. Ela nunca foi vendida no Brasil.

Após 13 anos de ausência do segmento, eia que a Volkswagen retoma seu lugar na categoria com um novo produto, chamado Amarok. Coincidentemente ou não, a nova picape tem a mesma distância entre-eixos da Taro 4×4.

Com design assinado por Walter de Silva, o produto foi endereçado para produção na Argentina e na Alemanha, embora recentemente tenha ganhado uma linha de montagem na Argélia.

O projeto havia surgido em 2005 e durou cinco anos em gestação. Quando surgiu, foi avaliada pelo Euro NCAP e ganhou quatro estrelas. A produção em Wolfsburg começou depois da argentina, feita em General Pacheco.

Assim como a concorrência, a Volkswagen considerou o uso de motor a gasolina para a Amarok, mas apenas um 2.0 TSI de 160 cv e 30,5 kgfm foi disponibilizado para o modelo na Europa. Nos demais casos, o propulsor era o 2.0 TDI.

Este motor diesel inicialmente foi oferecido com 122 cv nas versões de acesso e 163 cv nas mais potentes. No entanto, a Volkswagen Amarok ganhou uma atualização de motor que permitiu subir esses números para 140 cv e 180 cv, respectivamente.

Mas, em setembro de 2015, estourou o escândalo do Dieselgate nos EUA e após os 475 mil carros TDI acusados de burlarem os testes de emissão, a empresa confessou que 11 milhões de carros estavam adulterados, entre eles sua picape média.

Como o 2.0 TDI virou o pivô da história, a Volkswagen decidiu retira-lo do portfólio de motores da Amarok em alguns mercados da Europa. A única alternativa foi usar o V6 3.0 TDI, que também esteve envolvido em caso semelhante com carros da Audi, Porsche e da própria VW nos EUA.

No entanto, sua correção é mais fácil que no 2.0 TDI. Por isso, o enorme motor passou a ser oferecido com potências entre 163 cv e 224 cv.

Diferentemente das concorrentes, a Volkswagen Amarok foi projetada para se aproximar muito de um automóvel em sua condução.

Por conta disso, além da maciez ao rodar e do conforto, a picape não utiliza um sistema tradicional de tração 4×4 com reduzida, mas um dispositivo de acoplamento integral com distribuição de força controlada eletronicamente, não exigindo que se faça a mudança de 4×2 para 4×4 manualmente.

Há somente um bloqueio de diferencial para manter 4×4 em situações de off road. Com câmbio Aisin de oito marchas, a primeira serve como reduzida em casos mais exigentes. Na versão manual, o sistema também permanece da mesma forma.

Ainda assim foram adicionados controle de descida e demais assistência tanto para asfalto quanto para uso em terra ou lama. Todo o trabalho é gerenciado eletronicamente.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – detalhes

Por fora, a Volkswagen Amarok 2019 tem um estilo muito conservador e simples, especialmente porque o modelo é vendido sem acessórios, exceto na versão Extreme. Assim, sem estribos laterais, santântonio, barras de teto ou capota marítima, o modelo mais parece um veículo de frota de serviço, mesmo na versão Highline.

A atual recente incorporou LEDs diurnos, por exemplo, mas quando completa tem faróis bi-xênon, para-choque traseiro cromado, rodas de liga leve aros 18 e até 19 polegadas, bem como retrovisores cromados ou em preto brilhante.

No interior, o painel da Volkswagen Amarok 2019 é igualmente simples e funcional, contando com novos difusores de ar, acabamento em materiais resistentes, mas não evoluiu em termos de qualidade percebida.

O quadro de instrumentos apenas dispõe de um display colorido, mas cumpre bem seu papel. O volante semelhante ao do Golf já poderia ter sido mudado, mas não é ruim.

Quanto à multimídia, a Volkswagen Amarok 2019 oferece a Discover Media, que tem sistemas do Google Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink para aparelhos LG, Samsung e HTC. Na versão Highline, câmera de ré e navegador GPS, mas uma tela maior seria interessante.

Outro ponto fraco é fonte USB, tendo apenas uma num carro tão grande.

A Volkswagen Amarok 2019 tem caçamba com material abrasivo e resistente, acompanhando mudanças no segmento, onde já pudemos ver algo semelhante na Nissan Frontier.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – novidades

A última novidade da linha Volkswagen Amarok 2019 foi a chegada do novo motor 3.0 V6 TDI a gasolina, que está disponível nas versões Highline e Highline Extreme. Trata-se do propulsor mais potente usado atualmente em uma picape média.

O 3.0 V6 TDI é dotado de injeção direta common-rail e turbocompressor de geometria variável. Ele consegue desenvolver 225 cavalos de potência, entre 3.000 e 4.500 rpm, e torque de 56,1 kgfm, disponível entre 1.500 e 2.500 rotações.

Em comparação com o 2.0 TDI biturbo dos modelos Trendline e Highline automáticos, o ganho é de 25% em potência (45 cv) e de 31% no torque (13,3 kgfm).

Junto a ele está uma transmissão automática de oito marchas, a mesma já usada nas outras versões da picape. Há ainda o sistema de tração permanente nas quatro rodas 4Motion.

De acordo com dados da Volkswagen, a nova Amarok V6 2019 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h.

Entre os equipamentos, há freios a disco nas quatro rodas com diâmetro de 332 mm na frente e 300 mm atrás e sistema de freios “Post- Collision Brake” (sistema de frenagem automática pós-colisão) que aciona os freios automaticamente numa batida para reduzir a energia cinética residual.

Ainda entre os itens, a picape dispõe de indicador de perda de pressão dos pneus, airbags frontais e laterais, Isofix, faróis bi xênon com luzes de condução diurna em LED, faróis de neblina com luz de conversão estática, volante multifuncional em couro com paddle shifts, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital Climatronic com duas zonas, sensores de luz e chuva, bancos em couro “Vienna” com ajustes elétricos nos dianteiros, entre outros.

Outra novidade da linha Amarok 2019 é justamente a volta da versão especial Highline Extreme, agora somente com o 3.0 V6 de 225 cv, transmissão automática de oito marchas e tração 4Motion.

Esta opção se diferencia pelas rodas de liga-leve de 20 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus 225/50 R20, estribos laterais de alumínio, santantônio esportivo com o nome da versão, tapetes internos em carpete com o logotipo da versão e bancos revestidos em couro exclusivo.

Há também a opção de pintura da carroceria na cor metálica Azul Ravenna, exclusiva desta versão. Há ainda a tonalidade sólida Branco Cristal, as metálicas Cinza Indium e Prata Sirius e a perolizada Preto Mystic.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – versões

A atual linha da Volkswagen Amarok 2019 está disponível nas seguintes versões:

  • Volkswagen Amarok S CS 2.0 TDI MT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok S CD 2.0 TDI MT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok SE CD 2.0 TDI MT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok Trendline CD 2.0 TDI AT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok Highline CD 2.0 TDI AT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok Highline CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2019
  • Volkswagen Amarok Highline Série Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2019

Volkswagen Amarok 2019 – equipamentos

Volkswagen Amarok S 2019

Segurança: airbags frontais, freios ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle automático de descida, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, lanterna de neblina, faróis duplos, sistema de frenagem automática pós-colisão, entre outros.

Conforto e tecnologia: direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, volante com regulagem de altura, banco do motorista e passageiro dianteiro com ajuste manual de altura, bancos em tecido Austin, vidros com acionamento manual, travamento manual das portas, dois alto-falantes dianteiros e encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos e Isofix (na versão cabine dupla), entre outros.

Visual: retrovisores e maçanetas na cor preta, para-barros, para-choque dianteiro na cor da carroceria, para-choque traseiro em preto com estribo integrado, retrovisores externos com ajuste manual interno, rodas de aço aro 16 com pneus de uso misto 245/70 R16, entre outros.

Volkswagen Amarok SE 2019

Segurança: sistema de alarme com comando remoto “keyless” e imobilizador eletrônico.

Conforto e tecnologia: retrovisores externos com acionamento elétrico e aquecimento, banco traseiro com encosto basculante e assento bipartido basculante, descansa-braço central com porta-objetos, friso horizontal no painel em “deep inox”, chave principal e reserva do tipo canivete com comando remoto, vidros e travas elétricas, sistema de entretenimento “Media Plus” com AM/FM, CD player, Bluetooth, entradas USB, SD Card e auxiliar, quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Visual: rodas de liga-leve de 16 polegadas.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok Trendline 2019

Segurança: luzes de condução diurna nos faróis e faróis de neblina com luz de conversão estática.

Conforto e tecnologia: volante multifuncional revestido em couro, computador de bordo, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, regulagem elétrica da altura dos faróis, sistema de entretenimento “Composition Media” com Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, bancos em tecido Kemisu, alavanca de câmbio e de freio de estacionamento em couro, entre outros.

Visual: retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, moldura das caixas de roda na cor da carroceria e rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 245/65 R17.

Volkswagen Amarok Highline 2019

Segurança: travamento mecânico do diferencial traseiro, airbags laterais, faróis bi xênon com luzes de condução diurna em LED, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis com acendimento automático e função “coming and leaving home”, entre outros.

Conforto e tecnologia: volante com paddle shifts, bancos em couro “Vienna”, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, câmera de ré, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia Discover Media com navegador GPS, entre outros.

Visual: capa dos retrovisores parcialmente cromadas, para-choque traseiro com estribo integrado e rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 225/60 R18.

Volkswagen Amarok Highline Série Extreme 2019

Conforto e tecnologia: computador de bordo com display “Premium Color” e tapetes internos em carpete com o logotipo da versão.

Visual: rodas de liga-leve de 20 polegadas com pneus 22/50 R20, santantônio esportivo na cor da carroceria, estribos laterais em alumínio e capa esportiva dos pedais.

Volkswagen Amarok 2019 – preços

Confira abaixo os preços da linha Volkswagen Amarok 2019:

  • Volkswagen Amarok S CS 2.0 TDI MT 4×4 2019: R$ 117.990
  • Volkswagen Amarok S CD 2.0 TDI MT 4×4 2019: R$ 132.990
  • Volkswagen Amarok SE CD 2.0 TDI MT 4×4 2019: R$ 141.990
  • Volkswagen Amarok Trendline CD 2.0 TDI AT 4×4 2019: R$ 158.690
  • Volkswagen Amarok Highline CD 2.0 TDI AT 4×4 2019: R$ 173.990
  • Volkswagen Amarok Highline CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2019: R$ 187.990
  • Volkswagen Amarok Highline Série Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2019: R$ 197.930

*Preços com base no configurador online da Volkswagen em novembro de 2018.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – motor

A versão S da Volkswagen Amarok 2019 segue equipada com o motor 2.0 litros TDI a diesel, que consegue entregar 140 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de seis velocidades. De acordo com a empresa, a picape alcança os 100 km/h em 12,8 segundos e tem velocidade máxima de 166 km/h.

Nas versões SE, Trendline e Highline usam o 2.0 litros a diesel, com dois turbocompressores, que rende até 180 cv e 40,8 kgfm com transmissão manual de seis marchas (versão SE) e 42,8 kgfm com caixa automática de oito relações nas demais configurações. Há ainda sistema de tração integral 4Motion na Volkswagen Amarok 2019.

Na linha 2019, a Volkswagen Amarok nas versões Highline e Highline Série Extreme chega com o novo motor 3.0 V6 TDI, que é capaz de entregar 225 cavalos de potência e 56,1 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito velocidades e tração integral 4Motion com diferencial Torsen.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – desempenho

  • Volkswagen Amarok CS 2.0 TDI MT – 12,8 segundos e 166 km/h
  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 10,9 segundos e 179 km/h
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 8,0 segundos e 190 km/h

A Volkswagen Amarok 2019 tem uma posição de conduzir muito confortável, dotada de bancos elétricos ergoComfort com acabamento em couro garante um conforto extra, envolvendo o corpo de forma excelente e garantindo melhor dirigibilidade.

Rodando a 110 km/h, o “polêmico” propulsor roda a 1.800 rpm, o que gera conforto e economia. Na condução, o propulsor 2.0 TDI de 180 cv e 42,8 kgfm garante boa performance à picape, entregando disposição mesmo nas retomadas mais agressivas, assim como nas saídas fortes.

A Volkswagen Amarok 2019 tem direção leve e precisa, além de suspensão com ajuste bem mesclado entre conforto e estabilidade. O câmbio automático de oito marchas – da Aisin – continua com mudanças suaves e em dia com as prestações apresentadas pelo 2.0 TDI. Os freios são suficientes e o conforto ao rodar é o mais próximo de um automóvel entre as picapes.

Diferentemente de outras, a Amarok 2019 tem tração 4×4 permanente, a chamada 4Motion. Toda a gestão de tração é eletrônica e permite ao modelo transpor vários obstáculos no fora de estrada com força de sobra e controle de tração devidamente ajustado para cada situação.

As opções adicionais são o bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida.

Sem ser bruta, a Volkswagen Amarok 2019 tem boa dirigibilidade e aptidão para o fora de estrada. A versão Extreme é um “up” a mais para quem deseja uma picape personalizada, mais focada no lazer.

O motor V6 3.0 TDI com 224 cv, que só deverá chegar no ano que vem e que, sem dúvidas, trará ao modelo uma performance ainda melhor.

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – consumo

Cidade

  • Volkswagen Amarok CS 2.0 TDI MT – 8,5 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 8,9 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 8,4 km/litro no diesel

Estrada

  • Volkswagen Amarok CS 2.0 TDI MT – 9,3 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 9,2 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 8,8 km/litro no diesel

Amarok 2019: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Amarok 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.0 TDI

Preços 3.0 TDI

10.000 km

R$ 530,46

R$ 637,79

20.000 km

R$ 950,70

R$ 1.113,23

30.000 km

R$ 889,26

R$ 1.024,19

40.000 km

R$ 950,70

R$ 1.113,23

50.000 km

R$ 889,26

R$ 1.051,79

60.000 km

R$ 950,70

R$ 1.113,23

Volkswagen Amarok 2019 – ficha técnica

Motor

2.0 TDI

2.0 TDI

3.0 TDI

Tipo

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

6 em V

Cilindrada em cm3

1968

1968

2967

Válvulas

16

16

20

Taxa de compressão

16:1

16:1

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 140 cv @ 3500 rpm

Diesel: 180 cv @ 4000 rpm

Diesel: 225 cv @ 4500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 34,7 kgfm @ 1600 rpm

Diesel: 42,8 kgfm @ 1750 rpm

Diesel: 56,1 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

     

Tipo

Manual 6 marchas

Automática 8 marchas

Automática 8 marchas

Tração

     

Tipo

4×4

4×4

4×4

Freios

     

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

     

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

     

Dianteira

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

     

Rodas

Aço 16 polegadas

Liga leve aro 18 polegadas

Aço 19 polegadas

Pneus

245/70 R16

255/60 R18

255/55 R19

Dimensões

     

Comprimento total (mm)

5254

5254

5254

Largura sem retrovisores (mm)

1944

1944

1944

Altura (mm)

1821

1834

1821

Distância entre os eixos (mm)

3097

3097

3097

Capacidades

     

Porta-malas (litros)

1280 / 1814 (cabine simples)

1280

1280

Tanque (litros)

80

80

80

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

1134 / 1139 (cabine simples)

1134

1134

Peso em ordem de marcha (kg)

2036 / 1901 (cabine simples)

2036

2036

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

ND