06/09/2021 09:34:00

Álcool x gasolina: veja o cálculo de qual vale mais a pena

Confira:

Por noticiasautomotivas.com.br

Álcool x gasolina, qual usar? Essa dúvida vem de muito tempo, desde o fim dos anos 70, mais exatamente, quando o derivado de petróleo, em plena crise, encontrou um rival de peso saído dos canaviais, hoje chamado etanol.

 

Álcool x gasolina: diferenças

Álcool e gasolina até se misturam, mas individualmente, possuem eficiência energética bem distintas. Em geral, o álcool (etanol) rende menos energeticamente que o derivado de petróleo, que é a gasolina.

Por conta disso, em média seu rendimento é cerca de 30% inferior, gerando então uma diferença que é notável no bolso do consumidor. Mas isso pode ocorrer para mais ou para menos, pois tudo depende do valor do litro de cada combustível aí na sua cidade.

Historicamente, os carros à álcool sempre gastaram mais que os movidos por gasolina. Nos anos 80 e 90, eles tinham motores diferentes, sendo que isso mudou apenas em 2003, quando surgiu a tecnologia flex.

Até então, não havia mistério. O cálculo de consumo de cada carro estava atrelado apenas ao preço de cada combustível.Quando a tecnologia flex uniu os dois, porém, o consumidor passou a ter que viver com a matemática na cabeça – claro, para aqueles que levam a vida na ponta do lápis – para calcular mentalmente quando cada combustível é vantajoso em seu automóvel.

Como cada combustível possui uma estrutura de preço diferente, sempre com o álcool mais em conta, o motorista muitas vezes desiste de ficar calculando e aposta apenas em um deles.

Para ajudar a tirar a dúvida em relação aos preços, alguns postos colocam a diferença dos valores em percentual, indicando se o álcool está mais ou menos vantajoso em relação à gasolina.

Mas será que todos os carros consomem os dois combustíveis nessa suposta proporção de 70%?

Antes do Inovar-Auto, programa automotivo que vigorou por cinco anos no Brasil, entre 2012 e 2017, os carros tinham uma diferença grande em relação ao consumo de cidade e estrada.

Em realidade, tanto com gasolina quanto com etanol, os carros ficaram mais econômicos na cidade e mais gastões na estrada. Essa aproximação de consumos urbanos e rodoviários foi sentida em muitos lançamentos recentes e nas atualizações técnicas do período.

O objetivo, claro, era reduzir o consumo e a emissão para atingir a meta do Inovar-Auto, que previa redução de 12% em média. Ou seja, tirou-se da estrada para privilegiar a cidade.

Então, apesar dessa diferença ter sido polida ao longo dos cinco anos do programa automotivo, os 70% ainda são a base de cálculo que muitos usam para saber se o álcool é mais vantajoso que a gasolina.

 

 

Álcool x gasolina: cálculo

O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Por exemplo, se o litro do álcool custar R$ 3,53 e o da gasolina R$ 5,27, então o resultado será de 0,660. Ou seja, o derivado de petróleo não é vantajoso e sim o combustível vegetal. Assim, nesse período, valeu mais abastecer com etanol.

Mas e no consumo dos carros? Essa diferença existe em qual proporção?

Para verificarmos isso, pegamos os 10 carros mais vendidos do mercado nacional para verificar os consumos médios de cada um com os respectivos combustíveis e tirar a diferença.

Na tabela abaixo, confira os consumos médios e a diferença de etanol para gasolina nesses modelos, para saber quais são ou não vantajosos com gasolina.

 

 

Álcool x gasolina: consumo dos carros mais vendidos

Na tabela abaixo, colocamos os 10 carros mais vendidos entre janeiro e junho de 2021 no acumulado do ano.

Inserimos os consumos do Inmetro, mas esta análise do instituto é disponível apenas no ano 2020, pois o instituto ainda não divulgou a nova tabela de 2021.

Ao invés de simplesmente colocarmos se o modelo em questão tem vantagem no uso do álcool se ele custar 70% do preço da gasolina, colocamos o valor máximo que o álcool pode custar para ainda ser vantajoso naquele modelo de veículo (mesmo que seja álcool aditivado).

Como calculamos isso? Levando-se em conta 1% abaixo da proporção exata de custo para os dois combustíveis.

Vamos usar como exemplo o Onix 1.0 MT. Seu consumo com álcool na cidade é de 9,9 km/l e com gasolina na cidade é de 13,9 km/l.

Dividindo 9,9 por 13,9 chegamos ao número 0,71. Aí baixamos 1%, chegando a um preço máximo do álcool de 70% em relação a gasolina.

Ou seja, se o álcool estiver custando 70% do preço da gasolina no seu posto preferencial, pode abastecer seu Onix 1.0 com câmbio manual tranquilamente, que você estará tendo uma vantagem financeira. Pequena, mas existente. Se o álcool estiver custando 71% da gasolina, é indiferente, e se estiver custando 72% ou mais, é perda de dinheiro.

Mas esse cálculo serve apenas para o Onix 1.0, já que se você tiver outro carro, a conta precisa ser refeita usando como base seu consumo urbano com cada combustível. Enfim, está tudo na tabela aqui abaixo.

E se seu carro não consta na nossa tabela, você mesmo pode fazer o cálculo, dividindo o consumo do carro com álcool pelo consumo dele com gasolina, para saber onde fica o ponto de equilíbrio financeiro entre os dois combustíveis.

 

Álcool x gasolina: tabela com as proporções vantajosas para álcool em cada modelo

Modelo Consumo em km/l Vantagem em usar Álcool NA CIDADE até a seguinte porcentagem do preço da gasolina Vantagem em usar Álcool NA ESTRADA até a seguinte porcentagem do preço da gasolina
Etanol Gasolina
Consumo Consumo Consumo Consumo
Cidade Estrada Cidade Estrada
 
HB20 1.0 MT 9,1 10,1 12,8 14,6 70% 68%
HB20 1.6 MT 8,6 10,3 12,5 14,7 68% 69%
HB20 1.6 AT 7,8 9,8 11,5 13,9 67% 70%
HB20 1.0 Turbo AT 8,2 10,2 11,8 14,2 68% 71%
             
Argo 1.0 MT 9,3 10 13,2 14,2 69% 69%
Argo 1.3 MT 8,9 10,4 12,5 14,7 70% 70%
Argo 1.8 AT 6,9 9,2 9,7 12,8 70% 71%
             
Onix 1.0 MT 9,9 11,7 13,9 16,7 70% 69%
Onix 1.0 Turbo MT 9,4 11,2 13,5 16 69% 69%
Onix 1.0 Turbo AT 8,3 10,7 11,9 15,1 69% 70%
             
Renegade 1.8 AT 6,9 8,6 10 12 68% 71%
             
Mobi 1.0 MT 9,2 10,2 13,5 15,2 67% 66%
             
Gol 1.0 MT 9,1 10,1 13,3 14,4 67% 69%
Gol 1.6 MT 7,8 9,5 11,1 13,6 69% 69%
Gol 1.6 AT 7,7 9,6 11,1 13,6 68% 70%
             
Creta 1.6 AT 7,1 8,2 10,1 11,3 69% 72%
Creta 2.0 AT 6,9 8,2 10 11,4 68% 71%
             
Compass 1.3 Turbo AT 7,4 8,7 10,5 12,1 69% 71%
             
Kwid 1.0 MT 10,3 10,8 14,9 15,6 68% 68%
             
T-Cross 1.0 Turbo MT 8,5 10,1 12,2 14,5 69% 69%
T-Cross 1.0 Turbo AT 7,6 9,5 11 13,5 68% 69%
T-Cross 1.4 Turbo AT 7,7 9,3 11 13,2 69% 69%