29/11/2021 10:14:00

As 5 praias mais bonitas do Brasil (você tem que ir!)

Confira:

Por viciadaemviajar.com

1 – PRAIA DO SANCHO – FERNANDO DE NORONHA (PE)

Em primeiro lugar, vou confessar que dá trabalho para chegar na Praia do Sancho: ou você vai pelo mar (de barco), ou por terra, depois de descer uma escadinha bem bizarrinha. Não tem cadeira e, guarda-sol, nem pensar. As passagens de avião para lá estão sempre entre as mais caras do Brasil. Não é fácil chegar lá, mas a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, vale o investimento ($$) e o sacrifício.Eleita várias vezes como umas praias mais bonitas do Brasil, ela tem uma água azul lindíssima e é tão transparente que flutuando de snorkel você vê a vida marinha a 15 metros de profundidade. É imperdível.

O Aeroporto de Fernando de Noronha recebe voos de Recife e Natal. Ao procurar onde se hospedar, saiba que a Vila dos Remédios é considerada o Centro Histórico de Noronha, com lojinhas e restaurantes. Outros bairros bem localizados são a Vila do Trinta, a Floresta Nova e a Floresta Velha.

Quando ir

Quer conhecer a Praia do Sancho e outros pontos turísticos de Fernando de Noronha? Escolha a época certa para viajar, de acordo com o seu perfil. Janeiro e fevereiro são bons para surfistas, já que têm ondas enormes. Os meses mais chuvosos são abril, maio, junho e julho. Para mergulhar, é bom ir de agosto a novembro.

praias mais bonitas do brasil fernando de noronha

 

2 – PRAIA DE IPIOCA – MACEIÓ (AL)

Já ouvi várias vezes pessoas dizerem que determinadas praias são “lindas igual ao Caribe”. E no nosso país tem várias assim. A Praia de Ipioca, em Alagoas, é uma das praias mais bonitas do Brasil. Aliás, ela não fica propriamente em Maceió, mas a 20 Km de distância, pertinho.

E, além do mar escandalosamente lindo, a praia é puro alto astral, com barraca bacanuda (Hibiscus), gente bonita, sem muito aperto. A barraca é enorme e a única do lugar, cheia de mesas, cadeiras, redes e colchonetes transados, maca de massagem, mar lindo de verde e calmo. Enfim, nota mil.

praias mais bonitas do brasil ipioca

 

 

 

3 – ILHA DO CAMPECHE – FLORIANÓPOLIS (SC)

Mar com água super transparente e azul sempre me emociona. E com a Ilha do Campeche, em Florianópolis, não foi diferente. A ilha é pequena e tem apenas uma praia onde o acesso a visitantes é permitido (o resto é área de preservação ambiental). Fui para lá em um lindo dia de sol de março, da única maneira possível: de barco.

A Ilha de Campeche fica em frente a uma praia de Florianópolis (que também é uma ilha) chamada Campeche, na região sul. Ao longo da faixa de areia de cerca de 1 km da praia da Ilha do Campeche, há apenas dois restaurantes com mesinhas e alguns guarda-sóis e um quiosque onde guias credenciados oferecem passeios como trilhas (algumas curtas, de 1h de duração) e mergulhos na região.

E na ilha você vai conhecer os “donos do pedaço”: os quatis, bichinhos danados que roubam comida, câmera, bolsa ou o que mais você deixar dando sopa na areia. Mas não se estresse: basta ficar de olho que é perfeitamente possível curtir o sol em uma das praias mais bonitas do Brasil.

Mais dicas Ilha do Campeche

O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis. Aliás, para viajar para Floripa, fui fora da alta temporada (em março e em abril) e a vantagem foi que pegamos pouquíssimo engarrafamento na ilha, além do tempo ter ajudado. Apesar de chover pouco entre maio e agosto, evite ir nestes meses, porque a temperatura é baixa e você não vai ter coragem de ir à praia.

praias mais bonitas do brasil ilha do campeche

 

 

 

4 – LOPES MENDES – ILHA GRANDE (RJ)

Eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelo site de viagens Tripadvisor, Lopes Mendes, na Ilha Grande (RJ) é um daqueles lugares que você tem que conhecer antes de morrer. Não, não tem pousada, restaurante, barraca de praia. Não tem chuveiro, não tem aluguel de cadeira ou guarda-sol, nem petiscos. Mas a cor da água é tão alucinantemente linda, que você fica hipnotizado e entende porque essa é uma das praias mais bonitas do Brasil (e até do mundo).

Embora muitos guias de viagem classifiquem Lopes Mendes como uma praia “boa para surfe”, não ache que ela é cheia de ondas gigantes e que quem não é surfista não vai aproveitar. Lopes Mendes tem ondas sim, mas apenas em uma ponta. A outra é super tranquila, boa até para crianças. A praia é uma das mais compridas de Ilha Grande, com 2,4 km de areia branquinha. Para chegar lá, você precisa ir de barco ou fazer uma trilha de cerca de 30 minutos.

Onde ficar

Na hora de escolher onde se hospedar em Ilha Grande, vale considerar qual tipo de passeio você prefere fazer: se curte um lugar mais sossegado ou quer ter opções de restaurantes e bares. Para exemplificar, a maioria dos turistas prefere a Vila do Abraão, pelo maior número de pousadas, restaurantes, agências de turismo e rotas de barcos. Então, é mais fácil se hospedar lá. Porém, você vai ter que pegar um barco ou fazer uma trilha sempre que quiser tomar banho de mar.

praias mais bonitas do brasil lopes mendes

 

 

 

5 – SEGUNDA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO (BA)

Morro de São Paulo é o meu “lugar no mundo”. Amo andar a pé pela ilha, de chinelo, nos barzinhos à noite, vendo gente bonita. Amo passar o dia na Segunda Praia, que tem o mar calminho, quentinho e azul. Tão tranquilo que tem gente que até coloca a cadeira dentro d’água e fica relaxando sentadinho no mar.

Em resumo, a Segunda Praia é pequena, cheia de barracas (que viram restaurantes legais à noite), cadeiras, gente bonita, caiaque… Enfim, nunca fica de fora quando eu penso nas praias mais bonitas do Brasil.

Como chegar

Chegar a Morro de São Paulo pode ser um pouco “perrengue”, mas vale a pena, tá? O aeroporto mais perto é o de Salvador e de lá você pode optar por pegar outro avião, catamarã, carro (+barco)… Veja minhas dicas para escolher como ir para Morro de SP.

Os meses mais chuvosos são abril, maio e junho. Nesses meses, chove 273mm, 269mm e 251 mm em média, respectivamente.

Eu recomendo ir para destinos de praia quando chove até 100mm, no máximo até 150mm. Afinal, com mais do que isso, o risco de pegar chuva é grande. Os melhores meses são dezembro e janeiro, pois são os menos chuvosos, já que as médias de precipitação nesses meses são de 88mm e 93mm, respectivamente. Outros meses que são bons, porque chove menos que 150mm, são setembro, outubro, novembro e fevereiro.

praias mais bonitas do brasil morro de sp