08/12/2021 09:55:00

Compensa comprar carros usados que saíram de linha em 2021?

Confira:

Por autoesporte.globo.com

Até o início de dezembro, mais de 20 carros haviam saído de linha no Brasil em 2021. Alguns deles, por não terem feito o sucesso esperado. Outros, por força das novas leis de ruídos e emissões.

Para quem busca um carro seminovo ou usado, um modelo que acaba de sair de linha pode ser uma oportunidade de comprar um veículo com menos tempo de uso, possivelmente ainda na garantia. E o melhor de tudo, com chances de pagar mais barato.

Traremos exemplos de carros que deixaram de ser produzidos esse ano e que podem ser um bom negócio. Antes, algumas informações curiosas.

Karvi, plataforma de venda de veículos usados online, divulgou um balanço com os modelos mais vendidos em 2021. No topo da lista, aparece o Ford Ka, que deixou de ser produzido em janeiro.

Entre os dez primeiros, ainda figuram outros dois modelos que tiveram a produção encerrada esse ano: Ford EcoSport, também fora de linha desde janeiro e Volkswagen Up, que se despediu em abril.

"Um dos principais motivos atribuídos a grande venda desses veículos está na sua valorização de mercado, mesmo em modelos que não são mais fabricados aqui, como é o caso do Ka, mas passaram a ter uma maior estabilidade nos preços", disse Matías Fernández Barrio, fundador da Karvi.

Carros que saíram de linha podem ser mais baratos do que similares ainda produzidos — Foto: Divulgação

Carros que saíram de linha podem ser mais baratos do que similares ainda produzidos — Foto: Divulgação

Após uma rápida consulta aos principais sites de anúncios, é possível encontrar modelos que saíram de linha em 2021 com preços mais baixos do que concorrentes que seguem em produção. Aplicando alguns filtros, ainda aparecem exemplares com pouca quilometragem e com algum tempo de garantia de fábrica.

Na Kavak, mais uma startup de venda online, por exemplo, há sete exemplares do EcoSport com menos de 15 mil km rodados. Todos produzidos em 2020 e com preço abaixo dos R$ 100 mil. Versões de entrada podem ser encontradas por menos de R$ 85 mil.

Como comparação, configurações equivalentes de Jeep Renegade e Hyundai Creta (antes da reestilização), estão sendo comercializadas, em condições semelhantes, na casa dos R$ 100 mil.

 

 

EcoSport também aparece em um levantamento da OLX, o maior site de compra e venda de produtos do país. A empresa afirma que o modelo da Ford é o SUV mais negociado da plataforma.

"Um dos principais motivos atribuídos a grande venda desses veículos está na sua valorização de mercado, mesmo em modelos que não são mais fabricados aqui, como é o caso do Ka, mas passaram a ter uma maior estabilidade nos preços", disse Matías Fernández Barrio, fundador da Karvi.

Carros que saíram de linha podem ser mais baratos do que similares ainda produzidos — Foto: Divulgação

Carros que saíram de linha podem ser mais baratos do que similares ainda produzidos — Foto: Divulgação

Após uma rápida consulta aos principais sites de anúncios, é possível encontrar modelos que saíram de linha em 2021 com preços mais baixos do que concorrentes que seguem em produção. Aplicando alguns filtros, ainda aparecem exemplares com pouca quilometragem e com algum tempo de garantia de fábrica.

Na Kavak, mais uma startup de venda online, por exemplo, há sete exemplares do EcoSport com menos de 15 mil km rodados. Todos produzidos em 2020 e com preço abaixo dos R$ 100 mil. Versões de entrada podem ser encontradas por menos de R$ 85 mil.

Como comparação, configurações equivalentes de Jeep Renegade e Hyundai Creta (antes da reestilização), estão sendo comercializadas, em condições semelhantes, na casa dos R$ 100 mil.

Outro bom exemplo é o Volkswagen Fox, que teve a produção encerrada em outubro. Quando novo, o hatch pequeno era vendido por valores similares aos subcompactos mais completos. Agora, exemplares seminovos e com menos de 20 mil km rodados são encontrados em sites como a Webmotors por cerca de R$ 65 mil, até R$ 10 mil mais em conta do que unidades do Chevrolet Onix LT com motor 1.0 aspirado em condições semelhantes.

Volkswagen Fox deixou de ser produzido há pouco tempo; mesmo assim, exemplares usados são mais baratos do que concorrentes — Foto: Divulgação

Volkswagen Fox deixou de ser produzido há pouco tempo; mesmo assim, exemplares usados são mais baratos do que concorrentes — Foto: Divulgação

Se você busca um automático, uma opção pode ser o Ford Ka Sedan. Na Creditas Auto, exemplares com menos de 15 mil km rodados estão à venda por menos de R$ 70 mil.

Esses valores até são próximos aos do Hyundai HB20S disponíveis no mesmo site. Porém, os anúncios são de exemplares mais velhos e com quilometragem bem mais alta.

Ford Ka Sedan automático pode ser encontrado por menos de R$ 70 mil — Foto: Divulgação

Ford Ka Sedan automático pode ser encontrado por menos de R$ 70 mil — Foto: Divulgação

Vale a pena comprar um usado que saiu de linha?

Depende. Para Milad Kalume Neto, gerente de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics, modelos que se saíram bem nas vendas enquanto eram produzidos podem ser um bom negócio.

“As autopeças irão suprir o mercado com peças homologadas pelas próprias montadoras ou cópias quando legalmente poderão exercer esse direito”, afirma.

No caso de modelos mais raros, mesmo quando novos, além de séries especiais, é preciso alguns cuidados. “Neste caso, o menor volume não justificaria o investimento. Assim os elementos mais específicos tenderão a desaparecer ou serem difíceis de encontrar no mercado. Então a recomendação é pelos veículos mais comuns, salvo nos casos em que o consumidor vislumbrar que aquela série possa se tornar um sucesso no futuro com grande procura”, completa.

De qualquer forma, é preciso lembrar que mesmo quando um carro saiu de linha, se ele está no período de garantia, a fabricante é obrigada a prestar assistência. Além disso, a oferta de peças para esses modelos costuma ser mantida por algum tempo.