28/12/2021 09:59:00

HIGIENIZAÇÃO AUTOMOTIVA!

Confira:

Por Sal aluguel de carros

 

A higienização automotiva é fundamental por diversas razões. Em primeiro lugar, deixar que resíduos e sujeira se acumule no interior do veículo pode ser prejudicial para a saúde. Outro motivo é que, com o tempo, os detritos vão penetrar mais profundamente nos materiais, levando ao surgimento de manchas na carroceria ou de mau cheiro na cabine. Consequentemente, pode ocorrer, também, a desvalorização do veículo na hora da revenda.

Como lavar o carro por fora

  • Escolha bem o local onde fará a limpeza. É importante que tenha sombra, pois no calor o carro seca rápido e isso pode provocar manchas na lataria. O ideal é uma garagem. Lembre-se de fechar bem as janelas e puxar as palhetas do para-brisa para frente. Tire os tapetes e comece por eles, lavando com escova, água e sabão, pois quando terminar o resto eles já estarão secos.
  • Separe os materiais para não ter que ficar andando atrás do que falta. Dois baldes, detergente (de preferência específico para lavar o carro), escovas para as rodas e pneus, esponjas e os panos para secar. Ah, evite os sintéticos, pois podem danificar a pintura. Escolha o pano de microfibra ou algodão.
  • Jogue água com mangueira, sem pressão demais para não danificar a pintura. Depois passe a esponja com a mistura de água e detergente. Lave o carro por partes, sempre começando de cima para baixo. Quando terminar um pedaço do capô ou uma porta, por exemplo, enxague a espuma e lembre-se sempre de manter a lataria molhada.
  • A sujeira mais grossa fica sempre na parte de baixo da lataria e nas rodas. Use escova para limpar as rodas e também para limpar os pneus. Use a mangueira para limpar o assoalho do carro por diferentes ângulos, como a caixa de roda.
  • Seque a lataria com toalhas limpas (de algodão ou microfibra). Para limpar o interior o ideal é um aspirador de pó (g). Não esqueça dos cantinhos e certifique-se de que os tapetes estão totalmente secos antes de colocá-los de volta.

Como fazer a higienização automotiva no interior

Na hora de lavar o carro, o interior também precisa de alguns cuidados. Ao limpar os painéis do veículo, que contém diversos encaixes e botões, pode-se fazer uso de um pincel. A ferramenta ajuda a remover o acúmulo de poeira e resíduos de juntas, quinas, relevos e das grades do ar condicionado. Também pode-se utilizar um aspirador para remover os resíduos.

1. Limpando o teto

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) aponta que, na hora de lavar o carro por dentro, não se pode esquecer do teto. Além disso, deve-se iniciar a higienização automotiva por ele, já que qualquer sujeita que se solte vai cair sobre o restante da cabine.

Para limpar o teto, primeiro, remova o acúmulo de poeira com uma escova macia e um pano seco. Depois, faça uma mistura de água com detergente neutro e desinfetante, e coloque dentro de um borrifador. Então, espalhe a substância no teto e passe um pano por cima, com cuidado para alcançar toda a superfície.

2. Limpando bancos de tecido

Bancos e outros revestimentos de tecido no interior do veículo, como nas portas, devem ser higienizados com limpador de carpetes de uso geral, recomenda Leandro Amorim, promotor técnico da Meguiar’s. Alguns destes produtos também são aplicados a móveis, como sofás. Outros são específicos ao uso automotivo, sendo designados como APC (limpador multiuso, na sigla em inglês).

A substância deve ser aplicada com um pano e deve-se evitar o atrito, que pode danificar as superfícies. Deixe o APC ou limpador de carpetes descansar sobre o estofado por alguns minutos, e então remova o excesso com outro pano. A operação pode, ainda, variar, assim como o tempo em que deve ser deixada para agir, informações que são explicadas no frasco do produto.

3. Higienização automotiva em bancos de couro

Segundo o diretor da fornecedora de bancos de couro GranCouro, Adriano Monteiro, os bancos de couro são mais fáceis de limpar do que os bancos de tecido. O material não acumula sujeira, poeira ou ácaros, o que o torna, inclusive, indicado para pessoas alérgicas. Para fazer a higienização automotiva desse tipo de estofamento, use de um pano úmido com um pouco de sabão de coco, e depois remova o excesso com um pano seco.

4. Como lavar o carro: painéis e superfícies de plástico

Para limpar plásticos, Amorim, promotor técnico, recomenda o uso de produtos específicos para que não ocorra o ressecamento do material. Deve-se evitar a aplicação de substâncias que contenham óleo, como o silicone, pois elas também ressecam os painéis, danificando o plástico.

5. Higienização automotiva de vidros e materiais especiais

No caso de superfícies em materiais especiais, é necessário um cuidado específico na hora de lavar o carro. Para acabamentos em black piano, Amorim recomenda a aplicação de cera automotiva, do mesmo tipo utilizado na carroceria. A substância vai proteger as peças, pois o black piano se arranha com facilidade.

Já para os vidros do carro não há muito segredo. Utilize produtos de limpeza específicos para o material, como os usados nas janelas de casas. O importante é não se esquecer dos vidros e para-brisa, já que eles devem preservar a visibilidade do motorista.

6. Limpeza do ar-condicionado

Por fim, uma higienização automotiva completa também deve incluir o ar-condicionado. O sistema de refrigeração acumula resíduos e ácaros, e pode se tornar um perigo para a saúde respiratória, especialmente de pessoas alérgicas.

O primeiro passo é o de se substituir o filtro de cabine com frequência, pelo menos uma vez ao ano. Ele serve para purificar o ar que passa pelo sistema de circulação, e é onde os detritos vão se acumular.

Depois disso, deve-se fazer, também, a limpeza das tubulações do ar-condicionado. Alguns estabelecimentos especializados oferecem o serviço, e podem cobrar cerca de R$ 100 ou R$ 150 por ele.