12/11/2020 10:08:00

Novembro azul

Mês de conscientização sobre a saúde do homem

Por Marketing Digital


Durante todo este mês acontece a campanha “novembro Azul” de conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ideia, concebida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, surgiu para tentar quebrar o preconceito masculino de ir ao médico. Pesquisas relevam que eles não buscam os serviços de saúde como e quando deveriam e isso é um problema, já que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os homens morrem mais cedo que as mulheres

O relatório demonstra que 665.551 das mortes masculinas, em 2011, 175 mil foram causadas por doenças do aparelho circulatório seguidas de causas externas (crimes e acidentes de trânsito), com 119 mil mortes. Câncer e tumores mataram 98 mil homens e doenças do aparelho respiratório foram responsáveis por 66 mil mortes entre eles. Por isso, incentivar que os homens tenham o hábito de ir ao médico e realizem exames com regularidade é tão importante.

Cuidados masculinos
O projeto que deu origem ao estudo citado é denominado “Os cuidados masculinos voltados para saúde sexual, a reprodução e a paternidade da perspectiva relacional do gênero”. Iniciado em 2013, seu objetivo é contribuir com as coordenações estaduais e municipais de saúde do homem, com ações voltadas à valorização do tema.