24/01/2023 10:21:00

O novo Honda Civic híbrido ainda é rival do Toyota Corolla?

FONTE

Por AUTO ESPORTE

Por Emily Nery

 

novo Honda Civic foi lançado na última sexta-feira (20) importado da Tailândia com um inédito conjunto híbrido e preço de R$ 244.900 – ou seja, R$ 63.910 a mais que a versão híbrida do seu rival de décadas, o Toyota Corolla.

Com tantas mudanças que distanciaram os sedãs, será que ainda o Civic ainda é concorrente direto do Corolla? Para responder essa questão, vamos comparar os dois sedãs em tamanho, motorização, equipamentos, e posicionamento de mercado.

 

 

 

 

Dimensões

 

Até a última geração do Civic, os sedãs tinham praticamente o mesmo comprimento, entre-eixos e largura. Agora, o Honda está um pouco maior do que o Toyota. Isso porque cresceu 4 cm no comprimento, 3 cm na largura e 3,5 cm no entre-eixos. O total é de 4,68 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,73 m de entre-eixos. Já o Corolla oferece 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,70 m de entre-eixos.

 

Honda Civic cresceu 4 cm no comprimento, 3 cm na largura e 3,5 cm no entre-eixos — Foto: Renato Durães/Autoesporte

O porta-malas do Civic está diminui 22 litros e está com 495 litros de capacidade. Ainda sim, é maior do que o do Corolla, cuja capacidade é de 470 litros.

 

Motor

Grande mudança do sedã da Honda, o trem de força é formado pelo complexo conjunto híbrido e:HEV, que estreou no Brasil com o Accord em 2021. Há um motor 2.0 aspirado a gasolina associado a outros dois elétricos. No entanto, eles não trabalham em conjunto tracionando o veículo. Portanto, a Honda não divulga a potência combinada.

Conjunto híbrido do Honda Civic tem dois motores elétricos e um a gasolina — Foto: Divulgação

Conjunto híbrido do Honda Civic tem dois motores elétricos e um a gasolina — Foto: Divulgação

Nesse caso, um motor elétrico atua como gerador, transformando a energia cinética do propulsor aspirado em elétrica, abastecendo uma pequena bateria de 1 kWh posicionada logo à frente do eixo traseiro. O outro recebe essa energia e envia para as rodas, portanto, é um motor de tração. Assim, a potência é de 143 cv e 19,1 kgfm do 2.0 aspirado ou 184 cv e 32,1 kgfm do motor elétrico.

No caso do Corolla é (bem) mais fácil de entender. As versões a combustão usam o motor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm associado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de dez marchas.

Toyota Corolla tem duas versões híbridas: Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium — Foto: Divulgação

Toyota Corolla tem duas versões híbridas: Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium — Foto: Divulgação

Já nas versões híbridas Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, há dois propulsores elétricos e um 1.8 flex aspirado de 101 cv e 14,8 kgfm no ciclo Atkinson montados junto ao câmbio – que é automático do tipo CVT. A Toyota também não revela a potência combinada, mas afirma que os dois motores elétricos geram 72 cv e 16,6 kgfm. Em baixas velocidades, o carro é tracionado apenas pelos motores elétricos.

O Civic e o Corolla híbrido não precisam ser carregados na tomada. O próprio sistema é responsável por recarregar os geradores de energia.

 

Consumo

 

Segundo o Inmetro, o sedã da Honda é mais econômico do que o da Toyota. Assim, ele faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Nos testes da Autoesporte, porém, o Civic chegou a 26,9 km/l no ciclo urbano e 21,9 km/l no rodoviário. Considerando que o tanque de gasolina tem 40 litros, a autonomia na cidade pode superar os 1.000 km.