29/11/2019 13:26:00

Os danos causados pelo combustível adulterado

Veja os estragos que a gasolina e o etanol de qualidade duvidosa podem provocar no carro.

Por https://revista.autoline.com.br/os-danos-causados-pelo-combustivel-adulterado/

Na hora de abastecer o carro, você se sente atraído por um posto de serviço com preço abaixo da média cobrada pelo mercado. Tome muito cuidado, porque a procedência da gasolina ou do etanol pode ser para lá de suspeita. É bem possível que o combustível esteja adulterado, ou seja, que tenha recebido a mistura de solventes e até de água.

O que parecia uma pechincha é capaz de se transformar em pesadelo para seu bolso, caso o motor apresente problemas. Confira seis sinais de que o combustível colocado no tanque não é dos mais confiáveis.

  • 1. Luz de alerta

Quando o ícone do motor se acende no painel é porque há algo de errado no sistema de injeção eletrônica. O combustível adulterado é o principal suspeito. O sistema controla a admissão de combustível e calcula a mistura com o ar, podendo entrar em pane com gasolina e etanol de péssima qualidade. Se a luz se acender logo após você sair do posto, desconfie.

  • 2. Consumo exagerado

A queda da média de consumo do veículo – que pode chegar a 30% — também é uma evidência de que o combustível foi adulterado. Assim, ao abastecer o tanque preste atenção se o automóvel está mais beberrão.

  • 3. Perda de potência

Além do consumo elevado, o carro passa a apresentar perda de potência. Não rende como antes quando você pisa no acelerador.

  • 4. O carro engasga

Fique atento se o carro começa a engasgar, como se o motor estivesse tossindo. Essa falha pode ser provocada pelo combustível adulterado.

  • 5. Óleo contaminado

No momento da troca de óleo, repare nas condições do líquido que sai do cárter. As características podem se alterar por causa da gasolina e do etanol misturados com outros produtos.

  • 6. Componentes danificados

Entupimento dos bicos injetores, velas estragadas, sensores contaminados, filtros saturados e bomba de combustível comprometida. O combustível adulterado causa uma série de estragos, exigindo que o dono do carro desembolse um bom dinheiro para os reparos. Assim, abasteça sempre em postos de confiança e de bandeiras conhecidas e exija a nota fiscal do serviço.