29/11/2021 10:28:00

TEM ARRANHÕES NO CARRO? VEJA COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA!

Confira:

Por blog.nakata.com.br

arranhões no carro

 

Limpe bem o local

O primeiro passo é avaliar a situação e fazer uma bela limpeza no veículo para verificar qual é a real gravidade do arranhão. Isso é válido, principalmente, se for um carro antigo, em que pinturas originais costumam agregar valor.

Não tente nenhum procedimento antes de remover toda a sujeira. Se houver detritos sobre a pintura, um arranhão pouco profundo pode piorar ou aumentar.

Após a limpeza, veja se o arranhão no carro é muito profundo ou superficial. Passe a mão sobre a marca e sinta pelo tato. Nada de colocar a unha! Se o dano for pouco profundo, há solução e, em muitos casos, tudo pode ser feito em casa e sem gastar muito.

Use uma cera de alto brilho

Uma vez que se tenha notado que o arranhão não é muito profundo, o primeiro passo para tentar corrigir é usar uma cera automotiva de alto brilho. Esse tipo de material contém componentes que podem ajudar a cobrir a marca ou, ao menos, fazer com que ela não fique tão evidente.

Passe a cera sobre o veículo com a ajuda de um pano úmido. Feito isso, utilize outro bem macio e seco para remover o excesso de material e dar aquele brilho, sem fazer pressão. Use movimentos circulares. O arranhão sumiu? Bom trabalho! Agora, se ainda persiste, vamos ao próximo passo.

Dê uma polida se necessário

Em muitos casos, somente a cera de alto brilho pode não ser suficiente. Existe um produto chamado massa de polir que tem uma textura um pouco abrasiva, perfeita para remover camadas de verniz da pintura e, por consequência, alguns arranhões. Porém, se você não souber usar, peça ajuda, pois ele pode piorar a situação.

Faça o polimento usando esse produto e uma lixa especial para esse tipo de trabalho. Não use muita pressão. Novamente, com um pano macio, remova o excesso. Pode ocorrer de a região ficar um pouco opaca, o que é resolvido aplicando novamente a cera de alto brilho.

Mantenha cuidados constantes

O arranhão no carro sumiu? Perfeito! Agora é hora de manter ele assim e cuidar bem da pintura. Primeiramente, é fundamental deixá-lo sempre limpo e, principalmente, encerado. As ceras automotivas — além de darem brilho — servem para proteger o veículo de pequenos detritos que podem causar arranhões.

Faça a aplicação do material, pelo menos, a cada 15 dias. Uma dica simples para se lembrar é utilizar alguns aplicativos para manutenção que auxiliam e indicam qual é o momento certo para realizar algum procedimento. Também é importante guardar o veículo em um local coberto e sempre limpar materiais abrasivos, como areia.

Procure um profissional

Não conseguiu restaurar o carro e o arranhão permanece? Talvez ele seja mais profundo do que imaginamos. Mas, calma! Nem sempre é preciso aplicar tinta. Procure um especialista, uma vez que existem procedimentos de polimento mais sofisticados, que podem resolver e que não custam tanto.

Arranhões no carro são problemas que, quase sempre, podem ser resolvidos em casa e, o melhor, gastando pouco. Isso é algo que acontece com todos e, com um pouco de paciência, é possível chegar a uma solução. Mas lembre-se: se você quiser um resultado impecável, procure um especialista e deixe que ele faça o serviço.